Notícias

Livro “Alucinações autobiográficas”, de Jocy de Oliveira, com lançamento em setembro no Rio e SP

Celebrando 88 anos de vida e mais de 60 anos de carreira, a compositora oferece aos leitores memórias de infância e reflexões sobre sua trajetória artística

Livro “Alucinações autobiográficas”, de Jocy de Oliveira, com lançamento em setembro no Rio e SP
Compartilhe:

Celebrando 88 anos de vida e mais de 60 anos de carreira, a compositora oferece aos leitores memórias de infância e
reflexões sobre sua trajetória artística, mostrando como arte e vida são muitas vezes indissociáveis

 

A compositora Jocy de Oliveira está com novidades: “Alucinações Autobiográficas” é nada menos que o oitavo livro (e será, em breve, a décima ópera) da artista e se configura como uma reflexão sobre o passado que, longe de ser estático, esteve sempre presente. “Precisei viver muitas décadas para conseguir a chave que abre metáforas e enxergar por meio de arquétipos. Será que aqueles anos da infância foram a síntese do que eu viria a viver?” revela Jocy de Oliveira.

O livro terá lançamento performático na Livraria da Travessa em São Paulo (dia 25/9, Pinheiros) e no Rio de Janeiro (30/9, Shopping Leblon).

 

Livro Alucinações Autobiográficas

A renomada compositora e autora Jocy de Oliveira, vencedora do Prêmio Jabuti 2015 na categoria Artes com o livro Diálogo com Cartas, lança sua oitava obra, Alucinações

Autobiográficas. Neste livro, Jocy mergulha nas profundezas de seu trabalho como compositora e de suas primeiras lembranças, explorando as impressões, imagens, sons, cheiros e sonhos que marcaram sua infância.

A obra é um verdadeiro entrelaçar entre o real e o ficcional, onde personagens da sua juventude convivem com figuras de suas “postoperas”. O ponto de partida é o retorno de Jocy, após oitenta anos, à casa de seus bisavós, na Rua Aquidabã, em Curitiba, onde nasceu. Lá, ela se deixa conduzir por jardins assombrados por lendas, sem nunca alcançar o fundo abissal dessas memórias.

Personagens como Otília, bizarras e transgressoras, ganham vida em suas lembranças – será que realmente existiram ou são delírios? Essa dúvida permeia a narrativa, que flui entre o factual e o ficcional, levando o leitor por um caminho labiríntico. É possível perceber acontecimentos e personagens que Jocy viria a incorporar em suas óperas multimídias anos depois.

O livro traz também reflexões da autora sobre o tempo, questões de gênero, seus processos criativos e a música-invenção nos dias atuais. Jocy de Oliveira mais uma vez nos presenteia com uma obra que desafia limites, mostrando porque continua sendo uma das figuras mais inovadoras da cultura contemporânea.

*********

Também já está disponível no YouTube a estreia de sua peça “Cantos Noturnos III”, encomendada pelo Theatro Municipal de São Paulo, com o Coral Paulistano e a Orquestra Sinfônica Municipal.

 Assistir:

Rua da Lapa, 120/12º andar – Lapa
CEP 20021-180 - Rio de Janeiro -RJ

+55 21 2292-5845 | 2221-0277 | 2242-6693

https://www.youtube.com/c/AcademiaBrasileiradeM%C3%BAsicaABM https://www.facebook.com/abmusicabr https://www.instagram.com/academiabrasileirademusica/

Dúvidas? Entre em contato