A Fundação Nacional de Artes celebrou a vida de Marisa Rezende, pianista e compositora brasileira, que completou 80 anos no dia 8 de agosto. Nascida no Rio de Janeiro, a pianista e compositora brasileira teve sua trajetória marcada por uma carreira de inúmeras contribuições para a música brasileira contemporânea. Suas obras abrangem música de câmara, orquestral e piano solo.
A efeméride também foi destaque na rádio Cultura FM, no programa Empório Musical, produzido por Irineu Franco Perpétuo. Pode-se ouvir na íntegra o programa no qual a compositora é entrevistada pelo jornalista neste link https://cultura.uol.com.br/radio/programas/emporio-musical/2024/08/08/136_80-anos-da-compositora-marisa-rezende.html
Marisa Rezende
Ainda criança, a partir dos cinco anos de idade, Marisa Rezende iniciou os estudos de piano com Marieta de Saules. Em 1963, ingressou no curso de Composição na Escola Nacional de Música (hoje, Escola de Música da UFRJ). Estreou como concertista em 1968, interpretando obras de Bach, Liszt, Chopin e Henrique Oswald, no Palácio Gustavo Capanema. Obteve mestrado em piano na Universidade da Califórnia, Santa Barbara, e doutorado em composição sob orientação do Prof. Peter Fricker, em 1985. Sua carreira acadêmica incluiu lecionar na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e, posteriormente, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde se tornou professora titular de composição.
Marisa Rezende já participou de 20 edições da Bienal de Música Brasileira Contemporânea, programa apoiado pela Funarte. Ainda em sua trajetória, a compositora e pianista Marisa fundou o Grupo Música Nova – especializado no repertório brasileiro contemporâneo.
Amplamente homenageada, a musicista garantiu seu espaço singular na música ao receber a Medalha Villa-Lobos, da Academia Brasileira de Música, pelo conjunto de sua obra, em 2016. Dois anos depois, foi compositora homenageada do V Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB), de Campinas (SP).