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Disco da OSESP com obras de Almeida Prado vence Prêmio da Música Brasileira

O álbum integra a coleção Música do Brasil, parceria entre o Ministério das Relações Exteriores, o selo Naxos, a ABM

Disco da OSESP com obras de Almeida Prado vence Prêmio da Música Brasileira
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A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo venceu o Prêmio da Música Brasileira de melhor lançamento erudito com o disco dedicado a obras de Almeida Prado, gravado sob regência do maestro Neil Thomson.

O álbum integra a coleção Música do Brasil, parceria entre o Ministério das Relações Exteriores, o selo Naxos, a ABM  e diferentes instituições musicais brasileiras. Nele, foram registradas a Sinfonia dos Orixás e os Pequenos funerais cantantes, com o Coro da OSESP, a mezzo-soprano Clarissa Cabral e o baixo Sabah Teixeira.

Pequenos funerais cantantes pertence ao início da carreira do autor, em que há uma escrita sofisticada no modo como faz coro, orquestra e solistas dialogarem. Já na Sinfonia dos orixás, Almeida Prado cria uma orquestração que explora os coloridos da orquestra de maneira rica e viva; a obra evoca as divindades da religião iorubá e a presença da música de raízes africanas na cultura brasileira – e revela a autoridade e a personalidade com que o autor encontrou a própria voz.

Com 22 discos já lançados, a série A música do Brasil tem como objetivo promover a música dos compositores brasileiros, a partir do século XVIII. Cerca de cem obras orquestrais dos séculos XIX e XX serão gravadas pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, pela Orquestra Filarmônica de Goiás e pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.  As obras foram selecionadas de acordo com sua importância histórica para a música brasileira e a existência de gravações. A maioria das obras gravadas para essa série nunca teve gravações disponíveis fora do Brasil; muitas outras terão suas primeiras gravações mundiais.

Uma parte importante do projeto é a preparação de novas ou primeiras edições das obras a serem gravadas, muitas das quais, apesar de sua relevância, estão disponíveis apenas no manuscrito do compositor. Esse trabalho está sendo levado a cabo pela Academia Brasileira de Música e por musicólogos trabalhando junto às orquestras.

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