A Academia Brasileira de Música convida para “Encontros ABM 2024”, série de eventos online a serem realizados entre março e novembro, na terceira terça-feira de cada mês. Através de debates e mesas redondas, músicos convidados irão suscitar a reflexão sobre temas atuais e relevantes para o desenvolvimento da música brasileira nas áreas da composição, da interpretação, da educação musical e da musicologia.
Na terça-feira, dia 18 de junho, às 18h, a ABM vai promover mais uma edição do “Encontros ABM”. Com transmissão ao vivo pelo canal da ABM no YouTube, esta edição conta com a participação de Camila Fresca (Revista Concerto), Carlos Sandroni (UFPE) e Paulo Castagna (UNESP) em Roda de Conversa mediada pelo acadêmico Carlos Kater abordando as “Musicologias brasileiras de ontem e de hoje”
O encontro busca ampliar as perspectivas sobre a produção musicológica brasileira e suas características nos séculos XX e XXI, as principais contribuições das pesquisas e dos estudos do passado para as músicas e as musicologias do presente e refletir se as musicologias praticadas hoje restringem seu enfoque a um conhecimento mais orientado à produção do passado ou se buscam dialogar com as produções musicais da atualidade. Quais seriam as prioridades da musicologia no Brasil de hoje?
Assista ao vivo no YOUTUBE:
CARLOS KATER (MODERADOR) musicólogo, compositor e educador musical, é Doutor e Pós-doutor pela Universidade de Paris IV (Sorbonne) e Professor Titular pela Escola de Música da UFMG. Possui textos de musicologia e educação musical publicados, sendo autor da parte musical de “Arte por toda parte”, um dos 10 finalistas do “Prêmio Jabuti” de Livro Didático (2017). O projeto A Música da Gente, criado e coordenado por ele desde 2013, propõe uma educação musical inventiva e alcançou mais de 30.000 estudantes em diversas regiões do país. Membro da Academia Brasileira de Música, cadeira nº16.
CAMILA FRESCA é doutora e mestra em Musicologia pela ECA-USP e atua como jornalista, curadora e pesquisadora especializada em música. É autora dos livros Festival de Inverno de Campos do Jordão – 50 anos e Uma extraordinária revelação de arte: Flausino Vale e o violino brasileiro, e uma das idealizadoras do box “Toda Semana – música e literatura na Semana de Arte Moderna”. Trabalha numa biografia sobre o compositor Heitor Villa-Lobos, tema de seu pós-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros da USP.
CARLOS SANDRONI é doutor em Musicologia pela Universidade de Tours (França) e professor de Etnomusicologia na Universidade Federal de Pernambuco. É autor de Mário contra Macunaíma: cultura e política em Mário de Andrade (1988, nova edição no prelo) e Feitiço decente: transformações do samba no Rio de Janeiro (2001). Presidiu a Associação Brasileira de Etnomusicologia (2002-2004). Foi professor visitante na Universidade do Texas em Austin e na Universidade de Indiana em Bloomington e pesquisador visitante na École de Hautes Études en Sciences Sociales (Paris).
PAULO CASTAGNA é doutor em História Social pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas e mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da USP, livre-docente pela Universidade Estadual Paulista e pós-doutorando no Instituto de Estudos Brasileiros da USP. É professor e pesquisador do Instituto de Artes da UNESP desde 1994, colaborador do Museu da Música de Mariana desde 2001, pesquisador do CNPq (bolsista PQ) desde 2007 e membro do Conselho Consultivo da Fundação CEREM (Centro de Referência Musicológica José Maria Neves) desde 2013.
Mais informações:
ACADEMIA BRASILEIRA DE MÚSICA
Email: abmusica@abmusica.org.br
Telefones: 21 2221-0277 | 21 98988-7922 (WhatsApp)