Está disponível em todas as plataformas digitais, a partir de 22 de setembro, o novo lançamento da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP pela série “A Música do Brasil”, que faz parte do projeto “Brasil em Concerto”, uma parceria do Instituto Guimarães Rosa, órgão de cultura do Ministério das Relações Exteriores, com três orquestras brasileiras — além da OSESP, fazem parte as Filarmônicas de Minas Gerais e de Goiás —, a Academia Brasileira de Música e o selo Naxos.
Gravado na Sala São Paulo em abril de 2022, este é o décimo oitavo título da série “A Música do Brasil” e traz três obras do compositor carioca Heitor Villa-Lobos, o nome mais conhecido internacionalmente da música sinfônica brasileira, interpretadas pela OSESP e pelo violoncelista Antonio Meneses sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky: são elas os Concertos para Violoncelo nº 1 e 2, e a Fantasia para Violoncelo e Orquestra.
“Villa-Lobos sempre nos lembra de que o violoncelo é um instrumento que deve cantar”, diz o solista Antonio Meneses. O Concerto nº 1, de 1915, foi sua primeira grande peça orquestral, contagiante em sua energia juvenil. Em 1945, mais maduro e inspirado pelo estilo fluido do gênero fantasia, Villa dá vida a uma peça criativa e cheia de virtuosismo. Já o Concerto nº 2 (1953) é mais melancólico, sugerindo a solidão do homem diante da imensidão da natureza. “É importante que haja hoje um violoncelista, um maestro e uma orquestra brasileiros gravando essa música da mais alta qualidade, e provando que estas obras são realmente muito importantes”, completa Meneses. O álbum Concertos para Violoncelo nº 1 e 2 – Fantasia para Violoncelo e Orquestra pode ser encontrado em edição física a partir da próxima semana na Loja Clássicos, que fica dentro da Sala São Paulo (piso térreo), e em edição digital já disponível nas mais diversas plataformas de streaming.
Ouvir online: https://naxos.lnk.to/8574531Na!product_page