Notícias

Heitor Villa-Lobos, o novo verbete da Oxford Bibliographies in Music

Manoel Aranha Correa do Lago, Camila Fresca e Flávia Camargo Toni trabalharam em parceria ao longo dos anos de 2021 e 2022 selecionando a bibliografia e preparando os textos do verbete

Heitor Villa-Lobos, o novo verbete da Oxford Bibliographies in Music
Compartilhe:

A Oxford Bibliographies in Music, braço forte da Oxford Public Press, do Reino Unido, acaba de reunir mais um verbete bibliográfico de compositor em obra voltada principalmente para a pesquisa. O verbete Heitor Villa-Lobos foi realizado pelos pesquisadores brasileiros Manoel Aranha Correa do Lago (Academia Brasileira de Música) e Flávia Camargo Toni (Instituto de Estudos Brasileiros – USP) com assistência de Camila Fresca.

Esse gênero de obra de referência facilita bastante a busca de autores que escreveram sobre os principais assuntos relacionados a determinado tema, dentro de áreas específicas. A Música é uma das 43 atuais, ao lado de campos abrangentes como Antropologia, Ecologia, Educação, Linguística, Geografia e Filosofia, e as Bibliotecas podem ter acesso a mais de uma delas, ou a todas.

Cada verbete é formado por cabeçalho principal, temas e subtemas onde estão agrupadas as referências bibliográficas sobre os assuntos tratados, um gênero misto de enciclopédia e a bibliografia tradicional.

Na área de Música a editora principal é Kate van Orden, Presidente da International Music Society para o período 2022-2027, tendo por editores de áreas Malena Kuss, Frank Gunderson, Tim Carter e Daniel Goldmark.

A estrutura geral do verbete Heitor Villa-Lobos contempla temas e subtemas como uma Introdução geral – texto que fica disponível aos leitores que consultam a obra de referência e não são assinantes da Oxford – e, na sequência, são abordados os assuntos Biografias, Catálogos das obras, O contexto cultural do Modernismo no Brasil, Fontes etnográficas de Villa-Lobos, Villa-Lobos e a Música Popular Urbana, Villa-Lobos e a Educação Musical, Estudos Analíticos e A recepção no exterior. Dessas, a seção com mais subtemas é a de Obras, onde estão contemplados, por exemplo, subtítulos como Música Coral ou Os 14 Choros.

Segundo os autores, o desafio para um trabalho de tal natureza foi selecionar obras representativas para os leitores que buscam informações para pesquisas especializadas ou para uma abordagem genérica, principalmente nas situações em que se dispõe de grande variedade de autores e que, pela norma estabelecida pelos editores, não é possível acolher todos os títulos publicados a respeito dos assuntos abordados. Um exemplo é o item “Biografias”, com obras “clássicas” e traduzidas para vários idiomas, como Heitor Villa-Lobos, compositor brasileiro, de Vasco Mariz, escrito durante os anos 1940 (13ª ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves; Academia Brasileira de Música, 2018) ou a mais atual, de Remi Jacobs, Heitor Villa-Lobos, em francês, de 2010 (Collection Horizons. Paris: Bleu Nuit éd.).

Manoel Aranha Correa do Lago, Camila Fresca e Flávia Camargo Toni trabalharam em parceria ao longo dos anos de 2021 e 2022 selecionando a bibliografia e preparando os textos do verbete com a competente orientação de Malena Kuss.

Rua da Lapa, 120/12º andar – Lapa
CEP 20021-180 - Rio de Janeiro -RJ

+55 21 2292-5845 | 2221-0277 | 2242-6693

https://www.youtube.com/c/AcademiaBrasileiradeM%C3%BAsicaABM https://www.facebook.com/abmusicabr https://www.instagram.com/academiabrasileirademusica/

Dúvidas? Entre em contato