O álbum “O Violão de Guerra-Peixe” passou na primeira de três seleções para o Grammy Latino 2023, e a quantidade de audições do álbum é um dos critérios para a seleção. O CD é a primeira gravação mundial com toda a obra para violão de César Guerra-Peixe. Para escutar o álbum completo acesse https://tratore.ffm.to/oviolaodeguerrapeixe
Considerado um dos “violonistas brasileiros favoritos” da Villa-Lobos Magazine, Álvaro Henrique é conhecido pelo drama e humor de suas performances, além de sua presença de palco com a plateia. Já viajou por 15 países e lançou dois álbuns solo e um DVD. Os programas de recital de Álvaro Henrique incluem vários instrumentos de cordas dedilhadas cobrindo uma vasta gama de histórias e culturas. Como solista de orquestra, já se apresentou no Brasil com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro e com a Orquestra de Cordas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, assim como na Finlândia com a Vaasa Sinfonietta. Estreou cinco concertos e trabalhou com os regentes Julio Medaglia, Ville Mankkinen, Angelo Cavallaro, e outros.
O acadêmico César Guerra-Peixe (1914–1993) atuou como compositor, arranjador e musicólogo. Foi um dos principais nomes do Movimento Música Viva, que trouxe para o Brasil técnicas de composição da vanguarda europeia, e do Movimento Armorial, que desenvolveu uma arte erudita brasileira com a mínima influência europeia possível.
Sua produção para violão marca a transição da sua fase vanguardista para a fase armorial, e nela podemos apreciar a mescla entre o sertão e o expressionismo alemão.