A acadêmica Jocy de Oliveira, compositora, diretora e artista multimídia, escreveu durante a pandemia o roteiro do seu segundo longa-metragem, que denomina de ópera cinemática, Realejo de Vida e Morte. A história é livremente inspirada no romance ainda inédito da premiada escritora Adriana Lisboa, Realejo dos Mundos. Este, por sua vez, narra, em linguagem poética, a influência da música e das criações de Jocy na própria formação de Adriana. Realejo de Vida e Morte e Realejo dos Mundos é, portanto, uma obra que se fecha e se alimenta; onde as vozes de Adriana e Jocy narram, comentam, se confundem.
O conceito circular dessa criação faz a originalidade do livro de arte editado pela Relicário, compilando o roteiro de Jocy, composto de 46 cenas para o filme de “Realejo de vida e morte”; fotos da estreia em versão multimídia no teatro do SESC Pompeia, em São Paulo, 2022; 14 partituras e QR codes para o leitor ouvir a música simultaneamente com a leitura do roteiro. Além, é claro, do belo romance de Adriana Lisboa.
“Texto que se transforma em canto. Canto que se desconstrói em ópera. Cena que dialoga e transita para a tela. Instrumentos que saem do mar para acompanhar melodias profundas a várias vozes – impecáveis. Tango, narrativa poética, música sacra, virtuosismo instrumental acolhem imagens inusitadas de um mundo desabitado e desolado.” – Flávio Stein
O livro será lançado pela Livraria da Travessa em dois eventos, no Rio e em São Paulo:
Dia 11 de abril (terça), às 19h – na Travessa de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá, 572 – Ipanema – Rio de Janeiro
Dia 19 de abril (quinta), às 19h – na Travessa de Pinheiros
Rua dos Pinheiros, 513 – Pinheiros – São Paulo