
O Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), programa da Funarte desenvolvido em parceria com a UFRJ e coordenado pelo acadêmico André Cardoso, iniciou as atividades presenciais das Caravanas Sinos, ação que proporciona aos professores e alunos dos projetos sociais cursos com alguns dos melhores instrumentistas brasileiros. As Caravanas Sinos chegaram até as cidades de Arapongas (PR), Florianópolis, Jaraguá do Sul (SC), Recanto Maestro (RS), Mogi das Cruzes (SP) e Serra (ES).
Para o segundo semestre novas Caravanas Sinos chegarão às cidades de Lages (SC), Luís Gomes (RN) e Petrópolis (RJ). O Sinos segue também com as encomendas a compositores brasileiros, tendo estreado recentemente novas obras de Denise Garcia, Eli-Eri Moura, Elodie Bouny, Hélder Oliveira, Sérgio Di Sabbato, Silvia de Lucca, Wellington Gomes e dos acadêmicos Ricardo Tacuchian (Suíte Encontros), Ronaldo Miranda (Peças de fantasia) e Ilza Nogueira (Cantares da Velha Bahia). Para os próximos meses estão previstas estreias de obras de Nestor de Hollanda, Roseane Yampolschi, Marcílio Onofre, Mateus Freire, Marcos Nogueira e João Rocha.
Outra iniciativa do Sinos é a encomenda de novas óperas e balés e a produção em parceria com os teatros brasileiros. Em setembro estreará o balé “Macunaíma” de Ronaldo Miranda, com coreografia de Carlos Laerte e os corpos artísticos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, sob a regência de Jésus Figueiredo. Em novembro será a vez da ópera “Candinho”, de João Guilherme Ripper, com direção cênica de William Pereira e regência de Evandro Matté, no Teatro São Pedro de Porto Alegre. Aguardem novas informações na próxima edição.