
Idealizado pelo compositor e professor Mario Ficarelli, acaba de ser lançado o MUSISSIMPHOS®, um método completo de formação musical destinado a orquestras de iniciantes. Disponível em três níveis de dificuldade (básico, intermediário e avançado), em edição bilíngue, o método totaliza 1.684 páginas impressas em dez volumes, acompanhados de um CD-áudio e nove CDs-ROM com as partes instrumentais.
O manual está dividido em 81 Estudos Musicais e 60 Músicas de Repertório, em progressão didática quanto ao nível de dificuldade. Os estudos são todos de autoria de Mario Ficarelli e condensam a Teoria Musical aplicada, já as músicas são de vários compositores, desde o período Barroco até o Contemporâneo. O primeiro volume compreende um guia que explica o método e orienta aqueles que desejam formar uma orquestra desde o seu início.
É indicado a regentes e orquestras de iniciantes, não importando a idade dos participantes, bem como a pesquisadores, professores e interessados especialmente em orquestração e musicalização. Alguns especialistas que já conheceram o método previram que a aplicação dos 10 volumes empregará cerca de cinco anos, levando em consideração a média de dois ensaios semanais conforme o habitual.
A autoria dos prefácios coube a Enny Parejo, educadora musical e pianista, e a Carlos Moreno, regente e violinista. A ilustração foi realizada pelo artista plástico Marcelo Zuffo. O texto da orelha foi escrito por Silvia de Lucca, compositora, mestre em artes, pianista e psicóloga.
Mais informações sobre o manual: https://cantabile.mus.br/loja/musissimphos-manual-para-ensino-musical-em-orquestra-de-iniciantes/