Notícias

Homenagem póstuma a Jamary Oliveira e edital para preenchimento da cadeira nº 35

Academia Brasileira de Música realizou sessão virtual em homenagem póstuma ao acadêmico Jamary Oliveira

Homenagem póstuma a Jamary Oliveira e edital para preenchimento da cadeira nº 35
Compartilhe:

No dia 29 de julho, a Academia Brasileira de Música realizou sessão virtual em homenagem póstuma ao acadêmico Jamary Oliveira, tendo como oradora a confreira Ilza Nogueira. Após a sessão, que já se encontra disponível no canal do YouTube da ABM, a Cadeira nº 35 foi declarada vaga e os interessados terão 60 (sessenta) dias para enviar suas cartas de candidatura.

O preenchimento dessa vaga, que tem como patrono Octávio Meneleu Campos  e como fundador Eurico Nogueira França, será feito mediante inscrição dos candidatos  através de carta de inscrição, currículo breve e material de informação sobre sua carreira a serem remetidos através de correio eletrônico para o email abmusica@abmusica.org.br . No assunto do correio eletrônico deve constar “Candidatura Eleição Cadeira nº 35”. A candidatura deve ser encaminhada até o dia 29 de setembro de 2021.

Titular da cadeira nº 35 da Academia Brasileira de Música, Jamary Oliveira nasceu em Saúde, na Bahia, em 1944. Era compositor e professor. Iniciou os estudos de música com a flauta, a viola e a tuba. Estudou na Universidade Federal da Bahia graduando-se em Estruturação Musical (1966) e Composição (1969), ambas na classe de Ernst Widmer. Participou de cursos de extensão com Edgar Willems, Edino Krieger, Ingmar Gruemauer e Peter Maxwell Davies.

Professor aposentado da Universidade Federal da Bahia era mestre em composição e teoria da música pela Universidade Brandeis, doutor em composição pela Universidade do Texas, em Austin, membro da Associação Brasileira de Educação Musical/ABEM, da International Society for Music Education/ISME, membro fundador do Grupo de Compositores da Bahia, da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea/SBMC, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música/ANPPOM e do Centro de Produção, Documentação e Estudos de Música/SONARE.

Teve suas obras editadas, executadas e gravadas no Brasil e no exterior. O seu nome está incluído no The New Grove Dictionary of Music and Musicians, no Dizionario Enciclopedico Universale Della Musica e dei Musicisti, no Rieman Musik Lexikon, no Diccionario de la Musica y los Músicos, no Die Musik in Geschichte und Gegenwart e em fontes de referência a respeito da música do Brasil e da América Latina. Atuou como pesquisador senior pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq, e como assessor junto a diversas universidades e órgãos de fomento à pesquisa tais como o CNPq a Fundação CAPES, a Fundação de Apoio à Pesquisa de São Paulo/FAPESP, e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Sul/FAPERGS. Exerceu a presidência do SONARE além de atuar no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Bahia, onde lecionou disciplinas relacionadas à composição, teoria da música e informática aplicada à música. Em suas pesquisas se dedicou principalmente ao uso da informática aplicada à teoria da música e à composição.

Jamary Oliveira faleceu no dia 29 de março de 2020.

Rua da Lapa, 120/12º andar – Lapa
CEP 20021-180 - Rio de Janeiro -RJ

+55 21 2292-5845 | 2221-0277 | 2242-6693

https://www.youtube.com/c/AcademiaBrasileiradeM%C3%BAsicaABM https://www.facebook.com/abmusicabr

Dúvidas? Entre em contato