
ENCONTROS ABM #8
Roda de Conversa sobre “Música contemporânea brasileira: memória e invenção” com os compositores Paulo Costa Lima (mediador), Silvio Ferraz e Danilo Guanais
Na terça-feira, dia 22 de novembro, às 18h, a Academia Brasileira de Música vai promover mais uma edição dos ENCONTROS ABM. Dentre entrevistas, palestras e mesas-redondas, foram programadas nove atividades, tendo por tema geral Modernidade na Música Brasileira. Com transmissão online pelo canal da ABM no YouTube, esta edição promove uma Roda de Conversa, mediada pelo compositor e Acadêmico Paulo Costa Lima, com os também compositores Silvio Ferraz e Danilo Guanais, abordando “Como a música brasileira recente dialoga com a memória da cultura musical? Como memória e invenção constroem parcerias na composição contemporânea?”.
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PAULO COSTA LIMA (1954) é compositor, membro da Academia Brasileira de Música e da Academia de Letras da Bahia, Pesquisador UFBA-CNPq: Afro-Bahia, Psicanálise, Teoria do Compor. Teve sua formação musical iniciada nos Seminários de Música da UFBA a partir de 1969, convivendo com a intensa produção musical de Ernst Widmer, Lindembergue Cardoso, Walter Smetak, Milton Gomes e Fernando Cerqueira. Teve sua primeira obra apresentada em 1976. Seguiu para os EUA, onde realizou o bacharelado em composição na University of Illinois, Champaign-Urbana, tendo sido orientado por Herbert Brün e Ben Johnston. Pela mesma universidade obteve o grau de Mestre em Educação, tendo estudado e convivido com figuras como Alexandre Ringer, Stephen Blum, Bruno Nettl, Salvadore Martirano, entre outros. É Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo, em 2000, e em Educação pela Universidade Federal da Bahia, com teses dedicadas ao ensino de composição e à análise da música do compositor suíço-baiano Ernst Widmer. Foi diretor da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia de 1988 a 1992, tendo criado em sua gestão o Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA. Pró-Reitor de Extensão desta Universidade em duas gestões, 1996 e 2002, foi presidente da Fundação Gregório de Mattos, de 2005 a 2008, função equivalente à de Secretário de Cultura de Salvador. Desde 2014 atua como Assessor Especial do Reitor da Universidade Federal da Bahia, tendo coordenado o Congresso da UFBA, evento que marcou os 70 anos da Instituição (2016). É docente da Escola de Música da UFBA, desde 1979, onde leciona composição e análise musical para os cursos de graduação, mestrado e doutorado. É Editor da Revista ART, criada em 1981, atualmente ART Music Review. Seu catálogo tem 120 obras, 98 estreadas, e registro de 480 performances em mais de 20 países, sendo mais de cem delas internacionais. Já teve obras comissionadas/estreadas por: Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Festival de Campos de Jordão, Festival Música Nova de Santos, American Composers Orchestra/Carnegie Hall, Orquestra Sinfônica de Seattle, OSESP, Juilliard Contemporary Ensemble, Mivos Quartet, GRUPU-Unicamp, Conselho Musical da cidade de Düsseldorf. Em 2015 foi indicado em primeiro lugar nacional para a XXI Bienal de Música Brasileira Contemporânea, por um colegiado composto por 79 compositores, regentes e professores de composição. Em 2017 também foi indicado para o primeiro prêmio (obra Sinfônica) da XXII Bienal. Autor de diversos livros e artigos sobre composição e seu ensino, além de temas de crítica cultural, e mentor de uma nova geração de compositores baianos, é cofundador da OCA-Oficina de Composição Agora.
SILVIO FERRAZ (1959) é Professor Titular de composição da Universidade de São Paulo (USP). Entre 1998 e 2013 foi professor na Universidade de Campinas e Católica de São Paulo. Doutor em Comunicação e Semiótica, é autor dos livros Música e Repetição: aspectos da questão da diferença na música contemporânea (1997), Livro das Sonoridades (2004) e Tempo-música: as colisões de Chronos-Caos. Desde 1985, tem participado como compositor de mostras e festivais de música contemporânea, com obras realizadas pela Camerata Aberta, Abstrai Ensemble, Arditti String Quartet, The Nash Ensemble, Ensemble Contrechamps, Ictus, Het Spectra, New York New Music Ensemble. Pesquisador do CNPQ, desenvolve projetos no campo da composição musical contemporânea, com ênfase no estudo das implicações dos conceitos de tempo e energia na música do final do século XX e séc. XXI. Atualmente é professor visitante e desenvolve pesquisa junto ao CESEM e Universidade de Évora, atividade que tem apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
DANILO GUANAIS (SP, 1965) iniciou seus estudos de Música na EMUFRN. Atuando a princípio como instrumentista, logo descobre a vocação para a composição. Em 1996 compôs e gravou a sua Missa de Alcaçus, publicada como livro/partitura em 2013, e cuja revisão de 2016 foi estreada no Carnegie Hall, em Nova Iorque, em maio de 2017. Em 2002 estreou em Natal sua Sinfonia no 1. Mestre em Artes pela Unicamp/UFRN desde 2002, concluiu em 2013 o Doutorado em Composição pela UNIRIO/UFRN com A Paixão segundo Alcaçus, apresentada em 2015 no V Festival Internacional de Música de Campina Grande. É autor de numerosas obras para grupos de câmara e orquestra, sendo sua obra executada frequentemente no país e no exterior. Dedica-se também ao trabalho de composição de trilhas sonoras de espetáculos ao ar livre, como o Chuva de Bala no País de Mossoró e Um Presente de Natal, e de Musicais de sucesso no cenário norte-rio-grandense, como Bye bye, Natal (com Racine Santos, ganhador do Prêmio Brasil Musical – Melhor Musical do Nordeste 2018), Beco da Alma (com Cláudia Magalhães), SAPIENS – e a Ciranda do Infinito, Assim me contaram… (baseado em contos recolhidos por Câmara Cascudo). Ganhador do Prêmio Hangar de Trajetória Musical em 2016, é Professor Titular da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e leciona a disciplina de Linguagem e Estruturação Musical. Em parceria com o maestro e tenor Vladimir Silva, criou, em 2019, o NAMP – The New Armorial Music Project, para divulgação da nova música erudita nordestina, pelo qual já fez palestras e estreias mundiais de várias obras, em países como Brasil, Alemanha, França, Estados Unidos e Portugal. Site oficial: daniloguanais.com