Notícias

ENCONTROS ABM #7

Mesa-Redonda com os Regentes Corais Carlos Alberto Figueiredo, Patricia Costa, Maria José Chevitarese e Julio Moretzsohn

ENCONTROS ABM #7
Compartilhe:

ENCONTROS ABM #7

Mesa-Redonda sobre Canto Coral com os Regentes Carlos Alberto Figueiredo (Coro de Câmera Pro-Arte), Patricia Costa (coro jovem São Vicente a Cappella), Maria José Chevitarese (UFRJ) e Julio Moretzsohn (UNIRIO)

Na quinta-feira, dia 18 de novembro, às 18h, a Academia Brasileira de Música vai promover mais uma edição dos “Encontros ABM”. Dentre entrevistas, palestras e mesas-redondas, estão previstas na programação de 2021 oito atividades, tendo por tema geral Música e Educação. Com transmissão online pelo canal da ABM no YouTube, esta edição realiza uma Mesa-Redonda sobre Canto Coral com os Regentes Carlos Alberto Figueiredo (Coro de Câmera Pro-Arte), Patricia Costa (coro jovem São Vicente a Cappella), Maria José Chevitarese (UFRJ) e Julio Moretzsohn (UNIRIO).

LINK PARA ASSISTIR AO VIVO NO YOUTUBE:
https://youtu.be/XhbMDaDTVoo

ENCONTROS #7

 

CARLOS ALBERTO FIGUEIREDO é Doutor em Música pela UNIRIO e fez estágio pós-doutoral, no CESEM da Universidade Nova de Lisboa, com bolsa da CAPES.

Foi professor na Graduação e Pós-graduação em Música da UNIRIO, tendo atuado também nos Programas de Pós-Graduação em Música da UFG e da UFSJ. Sua pesquisa tem sido voltada principalmente para a edição do repertório sacro brasileiro dos séculos XVIII e XIX. Foi professor de Regência Coral dos Seminários de Música Pro-Arte do Rio de Janeiro durante 35 anos.

É autor do Catálogo de Publicações de Música Sacra e Religiosa Brasileira – obras dos séculos XVIII e XIX e dos livros (e-books) Música Sacra e Religiosa Brasileira dos séculos XVIII e XIX – teorias e práticas editoriais (2017); Responsórios do Sábado Santo, de David Perez – estudo e edição crítica; (2017); Três Estudos sobre a Recepção da Antífona Salve Regina de Lobo de Mesquita: Edições, Análises e Gravações (2020).

Fez seus estudos de Regência Coral na Holanda, Alemanha e França. É regente do Coro de Câmera Pro-Arte desde 1976, e tem atuado como regente convidado dos coros da OSESP, Camerata Antiqua de Curitiba, Polifonia Carioca e Fundador, de Puebla, México. Foi regente preparador e Diretor-Artístico da Associação de Canto Coral do Rio de Janeiro.

Sua produção artística inclui gravações de vários CDs com o Coro de Câmera Pro-Arte e com o Coro da OSESP, com destaque principalmente para a obra de José Maurício Nunes Garcia.


PATRICIA COSTA é
Licenciada, Mestre e Doutora em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), obteve bolsa CAPES/FULBRIGHT para doutorado-sanduíche na Butler University (EUA) em 2015/2016.

Seu coro jovem São Vicente a Cappella é referência em âmbito internacional e conquistou o1º lugar na categoria juvenil misto no concurso do Summa Cum Laude International Youth Music Festival, em Viena, em julho de 2019. O grupo acaba de conquistar duas medalhas (ouro e prata) no concurso do 11th World Peace Choral Music, na versão digital 2021. Patricia Costa também supervisiona o coletivo feminino Gemas Cariocas, 1º lugar no II INTERKULTUR Vídeo Award, em colaboração com o coro alemão Capriccioso, em dezembro de 2020.

Atualmente morando em Portugal, vem expandindo sua atuação na Europa, apresentando e desenvolvendo a abordagem EYES (Expressive Youthful Ensemble Singing) que, através da interseção das linguagens teatral e musical, busca aprimorar o canto expressivo em grupo.


MARIA JOSÉ CHEVITARESE
é graduada em Regência pela UFRJ, Mestre em Música Brasileira pela UNIRIO e Doutora em Psicossociologia de Comunidades pela UFRJ.

Professora titular de canto coral, é a idealizadora e regente do Coral Infantil da UFRJ, criado em 1989, que tem em sua bagagem musical a atuação em mais de 30 montagens de óperas, cantatas, balés e obras sinfônicas no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e do coral Brasil Ensemble-UFRJ, criado em 1999, grupo que se dedica especialmente aos compositores brasileiros. O grupo tem participado das Bienais de Música Brasileira Contemporânea, promovidas pela FUNARTE, tendo realizado diversas estreia mundiais. Recebeu por três vezes o prêmio PROEXT Cultura, do Ministério de Educação, pelo projeto “A escola vai à ópera”, que tem por objetivo introduzir crianças da rede pública na linguagem da ópera.

Na área administrativa atuou como Vice-decana e Decana do Centro de Letras e Artes, Pró-reitora de Extensão, Diretora Artística da Escola de Música, Diretora de Cultura Esporte e Lazer da Pró-reitoria de Extensão e Diretora da Escola de Música da UFRJ. Atualmente coordena a área de canto coral do projeto Um Novo Olhar, parceria entre a UFRJ e a FUNARTE.


JULIO MORETZSOHN
é professor de Regência Coral e Música de Câmera da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde concluiu, em 2008, o Doutorado em Música na área de Estruturação da Linguagem Musical com o trabalho As Missas de J. J. Emerico Lobo de Mesquita: um estudo estilístico. Nesta instituição coordena o Projeto de Extensão Coro Juvenil UNIRIO e o Projeto de Ensino Coral Oficina UNIRIO, voltado para a formação de jovens cantores e regentes corais.

Maestro do conjunto vocal Calíope desde a sua criação, em 1993, é ganhador do 7º Prêmio Carlos Gomes (2002) na categoria de Corais e Conjuntos Vocais. Com este grupo gravou diversos CDs, todos com excelente acolhida da crítica especializada. Ainda com o Calíope representou o Brasil a convite do Itamaraty: em 2001, em Santiago do Chile, em 2005, na tournée pela França e na Embaixada do Brasil em Berlim (Alemanha), e, em 2008, no Festival de Chiquitos – Bolívia. Em 2009 realizou concertos em Portugal, a convite da Fundação Calouste Gulbenkian, e na Espanha, a convite da Sociedad Filarmónica de Badajoz.

Em 2003 Moretzsohn criou o Coro Sinfônico do Rio de Janeiro, constituído de cantores de formação lírica, atuando junto a Orquestra Petrobras Sinfônica e a Orquestra Sinfônica Brasileira. Com este grupo tem colaborado com maestros do Brasil e do exterior, tendo participado, em 2008, da gravação do CD José Maurício Nunes Garcia – Missa De Nossa Senhora da Conceição, junto a Orquestra Sinfônica Brasileira e, em 2009, do DVD A Floresta do Amazonas, de Villa-Lobos, com a Orquestra Petrobras Sinfônica.

Coordenou o Projeto Orquestra de Vozes Meninos do Rio da Prefeitura do Rio de Janeiro. De 2010 a 2016 desenvolveu o Projeto Coro de Crianças da Orquestra Sinfônica Brasileira. Como maestro convidado atuou a frente da Camerata de Curitiba e do Coro da OSESP.

Mais informações:
21 2221-0277
abmusica@abmusica.org.br

Rua da Lapa, 120/12º andar – Lapa
CEP 20021-180 - Rio de Janeiro -RJ

+55 21 2292-5845 | 2221-0277 | 2242-6693

https://www.youtube.com/c/AcademiaBrasileiradeM%C3%BAsicaABM https://www.facebook.com/abmusicabr

Dúvidas? Entre em contato