
Em outubro, foi realizado o Congresso Internacional de Música e Matemática (MUSMAT), promovido pelo grupo de pesquisa MusMat (http://www.musmat.org), que homenageou o compositor austríaco Arnold Schoenberg (1874-1951). O Congresso contou com a presença de um número expressivo de pesquisadores nacionais e internacionais, tais como: Walter Frisch, Carlos Almada, Flo Menezes, Achille Picchi, Robert Morris, Sabine Feist, Gianluca Cascioli, Guilherme Bueno, Jack Boss, Ethan Haimo, Severine Neff, Norton Dudeque, Edgardo Rodriguez, Alejandro Martinez, Robert Peck, Cecilia Saraiva, Marco Feitosa, Jeffrey Perry, Marcelo Birck, Ricardo Bordini, Luigi Verdi, Rodolfo Coelho de Souza, Ernesto Hartmann, Paulo Costa Lima, Carole Gubernikoff, Dominik Šedivý.
Diante da situação pandêmica atual, o congresso foi realizado inteiramente em formato online, através de vídeoconferências e debates virtuais, os quais estão disponíveis no canal YouTube do MusMat (https://www.youtube.com/c/MusMat/videos).
Neste ano, a programação contou com a presença de importantes comunicações orais e discussões em painéis sobre pesquisas, as quais serão publicadas nos Anais do evento. Cinco concertos envolvendo instrumentações e intérpretes diversos, contemplaram a dimensão artística do congresso. No primeiro dia,foi realizado um concerto com obras para piano de Schoenberg, bem como composicionais originais selecionadas em uma chamada de obras, cuja curadoria ficou a cargo da Profa. Tamara Ujakova, da Escola de Música da UFRJ. O segundo concerto ficou a cargo do Quarteto Kalimera, que executou o primeiro movimento do Quarteto de Cordas n.3, Op.30, de Schoenberg e outras oito obras originais compostas especialmente para o evento. No terceiro dia, a fagotista Ariane Petri realizou primeiras audições mundiais de dez novas composições selecionadas em uma chamada de obras. No quarto dia, o Trio Inter Brasilis executou quatro obras originais e, finalmente, no último dia, um segundo concerto de piano, também envolvendo obras de Schoenberg e quatro obras originais selecionadas especialmente para o evento.
O Grupo MusMat mantém uma intensa atividade de pesquisa e divulgação dos estudos relacionados à convergência da música com a matemática e, assim, oferece gratuitamente à comunidade, além dos podcasts mensais, uma revista especializada nessa temática com dois números anuais. O segundo número do volume 5 será lançado em dezembro deste ano. Para ter acesso à revista consulte o link: https://musmat.org/en/musmat-journal/
O MusMat é liderado pelo Prof. Carlos Almada (EM-UFRJ) e a equipe integrada por Hugo Carvalho (DME-UFRJ), Cecilia Saraiva (EMat-UNIRIO), Daniel Moreira (EM-UFRJ, CBM), pelo acadêmico Liduino Pitombeira (EM-UFRJ) e Carlos Mathias (IME-UFF).