
A Expo 2022, que terminou no último dia 31 de março em Dubai, foi o cenário da apresentação do projeto CANTICUM DIGITALE, uma obra de arte digital inovadora, concebida pela Bienal de Arte Digital (Rio/Belo Horizonte) especialmente para exibição no pavilhão do Brasil e patrocinado pela gravadora Naxos. A obra é baseada no “Canticum Naturale”, do acadêmico Edino Krieger, em gravação feita especialmente para esse projeto pela Orquestra Filarmônica de Goiás, sob a regência de Neil Thomson, com a participação da soprano Flávia Fernandes como solista, como parte do projeto “Brasil em Concerto” do Ministério das Relações Exteriores.
Uma floresta em diálogo com a exuberante fauna. Um rio em sua inquietação rumo ao mar. Um dos monumentos da música sinfônica brasileira, ‘Canticum Naturale’, de Edino Krieger, é revisitado cinquenta anos depois de sua estreia através da arte digital em CANTICUM DIGITALE (2022), uma peça audiovisual de arte digital (visual music), onde ritmo, harmonia e melodia são transpostos para o domínio da imagem.
O ‘Diálogo dos Pássaros’ e o ‘Monólogo das Águas’ – as duas partes que compõem ‘Canticum Naturale’ -, são traduzidos em seres abstratos que vivem numa floresta fictícia e surreal, com elementos realistas e abstratos. É um dia na floresta de Edino Krieger, soturna, enigmática, que amanhece abundante, viva e com seu rio exuberante.
CANTICUM DIGITALE é uma obra imersiva e sinestésica, onde os estímulos sonoros e visuais se fundem de maneira harmônica a fim de criar uma experiência audiovisual única ao espectador na membrana volumétrica de oito telas no pavilhão do Brasil na Expo Dubai.
A obra foi concebida para exibição multidimensional nas várias membranas que compunham o pavilhão, mas ganhou uma versão reduzida a uma tela concebida pela Bienal de Arte Digital para exibição em computadores e dispositivos móveis, que pode ser acessada pelo link