
Em sua edição de julho, a tradicional revista “The Strad”, de Londres (Reino Unido), publicou artigo em homenagem a Heitor Villa-Lobos escrito pelo violoncelista, professor e pesquisador Felipe Avellar de Aquino, com apoio da Academia Brasileira de Música ao longo da pesquisa e do processo de elaboração e edição. Intitulado “Villa-Lobos and the Cello: A Voice for Brazil”, o artigo é um trabalho extenso para os padrões da revista, incluindo rica iconografia, registros históricos, além de exemplos musicais.
Respeitada publicação na área de instrumentos de cordas, fundada há 131 anos, precisamente no ano de 1890, o periódico já havia publicado outros dois artigos do autor: um sobre a Sonata Arpeggione de Franz Schubert, outro sobre a Terceira Suíte do compositor britânico Benjamin Britten.
O novo artigo aborda a estreita relação de Villa-Lobos com o violoncelo e sua ligação com os maiores violoncelistas de sua geração, a exemplo de Aldo Parisot, Mstislav Rostropovich, Pablo Casals, Bernard Greenhouse, como também com a Violoncello Society of New York. Tal relação resultou em obras significativas para o instrumento que ele adorava, como também na consolidação da orquestra de violoncelos enquanto gênero. O trabalho aborda ainda referências às tradições nordestinas presentes no Concerto No. 2 como forma de homenagear Aldo Parisot – nascido no Nordeste do Brasil e professor da Yale University por 60 anos – incluindo alusões às sonoridades das tradições afro-brasileiras presentes nesta obra.
O artigo “Villa-Lobos and the Cello: A Voice for Brazil” está disponível em www.thestrad.com.