
Lançado no dia 11 de março, o álbum da Orquestra Filarmônica de Goiás, com duas sinfonias completas do compositor Claudio Santoro, vem conquistando o público internacional. Em menos de duas semanas do lançamento pelo selo internacional Naxo, o álbum ocupou 14ª posição dos álbuns mais ouvidos no Reino Unido.
O CD faz parte do Projeto “Brasil em Concerto”, do Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores), que gravará aproximadamente 100 obras sinfônicas brasileiras dos séculos XIX, XX e XXI para divulgação no exterior – muitas em primeira gravação mundial.
O compositor amazonense Claudio Santoro, nascido em 1919 e falecido em 1989, tem um vasto catálogo de composições. Para este projeto, a Orquestra Filarmônica de Goiás, sob o comando do maestro Neil Thompson, optou pela gravação das sinfonias nº 5 e nº 7. “A música de Santoro é extremamente poderosa: dramática, expressiva e tecnicamente muito difícil. Foi um grande desafio para todos nós, mas os músicos responderam magnificamente”, comentou o maestro.
Aos que apreciam a música concerto e aos que desejam conhecer um pouco mais, o álbum está disponível nas plataformas musicais Naxos Streaming, Spotify, Deezer, Amazon Music e Apple Music.
Ouvir no Spotify https://open.spotify.com/album/7H7a0hKIgTi6cTeBb1gO4q?si=hoiEsrMMTnOZJQQDgcyxEw&nd=1