Notícias

ABM na Pauta, por João Guilherme Ripper

Ao fundar a Academia Brasileira de Música em julho de 1945, Villa-Lobos imaginou uma instituição de referência para preservar a história da música brasileira

ABM na Pauta, por João Guilherme Ripper
Compartilhe:

Ao fundar a Academia Brasileira de Música em julho de 1945, Villa-Lobos imaginou uma instituição de referência para preservar a história da música brasileira em documentos e partituras, promover sua difusão nacional e internacional através de concertos e gravações, além de contribuir para o desenvolvimento da educação musical e da cultura em nosso país.

Diversas iniciativas e ações que decorrem desta missão institucional foram empreendidas nos 76 anos de existência da Academia. Cito, como exemplo, a série de depoimentos “Trajetórias”, a revista “Brasiliana”, a série “Ver e ouvir”, o Banco de Partituras, a publicação de CDs e livros, a Bibliografia Musical Brasileira, a Biblioteca Mercedes Reis Pequeno, o catálogo de Villa-Lobos produzido em conjunto com o Museu Villa-Lobos, a revisão das obras do compositor em convênio com a Editora Max-Eschig da França e a série “Brasilianas” de concertos, atualmente gravados e publicados no canal de YouTube. Além disso, a ABM ampliou sua atuação junto a instituições públicas ligadas à cultura, ocupando assento no Conselho Nacional de Política Cultural e apoiando a Funarte na realização da Bienal da Música Brasileira Contemporânea.

A pandemia de Covid-19 trouxe novos e grandes desafios a partir de 2020, entre o impedimento de reuniões presenciais. Por outro lado, ferramentas tecnológicas ganharam notável importância abrindo novas possibilidades de comunicação. Surgiu, a partir daí, a oportunidade de revermos o próprio modo de funcionamento da ABM, pois a deficiência na comunicação interna e externa já era uma questão que merecia ser abordada.

Desde a fundação, a ABM vem consolidando sua dimensão institucional pelo trabalho colaborativo de seus membros e pelo conjunto de suas atividades individuais como compositores, intérpretes, musicólogos e professores. Entretanto, uma verificação simples revelava que a presença da ABM estava limitando-se a um círculo de pessoas cada vez mais restrito. Era necessário criar novos canais e aprimorar o fluxo de informações. Contratamos um assessor de comunicação que tem entre suas tarefas obter informações das atividades dos Acadêmicos, veicular as notícias internamente, divulgar junto à imprensa, criar conteúdo e ampliar a presença da ABM nas redes sociais.

A Diretoria da ABM, formada pelos Acadêmicos André Cardoso (Vice-Presidente), Manoel Corrêa do Lago (1º Secretário), Ernani Aguiar (2º Secretário), Ricardo Tacuchian (1º Tesoureiro) e Turibio Santos (2º Tesoureiro), divide comigo a responsabilidade de conduzir a ABM no biênio 2020-2021. Sua contribuição e apoio, juntamente com a equipe de funcionários liderada por Valéria Peixoto, têm sido fundamental para que medidas estruturantes possam ser implementadas. Diante da impossibilidade de contar com a presença dos acadêmicos, realizamos a primeira Assembleia Geral virtual e promovemos uma mesa-redonda em homenagem ao centenário do Acadêmico Vasco Mariz (1921-2017) utilizando a plataforma Zoom, com transmissão simultânea pelo nosso canal de YouTube. Participaram Victorino de Chermont, Presidente o IHGB, o diplomada e compositor Gustavo de Sá e o Acadêmico Ricardo Tacuchian. A posse do compositor Liduino Pitombeira na cadeira de nº 28 ocorreu da mesma forma, possibilitando a participação de convidados de várias regiões do país, incluindo amigos e familiares de Russas (CE), sua cidade natal, e do exterior.

A boa recepção à iniciativa ensejou a excelente ideia da Acadêmica Flavia Toni de criarmos os “Encontros ABM”, reuniões mensais virtuais que abordarão, através de palestras, debates e entrevistas, temas relacionados à educação musical, musicologia, performance e composição, que são as áreas de atuação da ABM. O primeiro “Encontro ABM” será no dia 20 de maio com transmissão pelo canal de YouTube, onde ficará disponível. A comissão curatorial da série é formada pelos Acadêmicos Manoel Corrêa do Lago, Flavia Toni, Ilza Nogueira e Salomea Gandelman, além da Diretora Executiva Valéria Peixoto

Em breve, teremos um novo website, que entra no ar nos próximos dias com design dinâmico e acesso mais fácil às informações. Na página inicial ele apresentará notícias, informações biográficas sobre Villa-Lobos, Fundadores, Patronos e Acadêmicos, além de link para o catálogo de Carlos Gomes.  As páginas dedicadas às Edições ABM e Banco de Partituras estão em construção. Elas ganharão novas formas de indexação das obras dos compositores e mecanismos de busca para facilitar a pesquisa.

A Newsletter nasce neste mesmo espírito e pretende ser também o veículo que leve notícias da ABM para fora de nossos muros. A comissão editorial é formada pelos acadêmicos Ronaldo Miranda, Norton Morozowicz e Ricardo Tacuchian. A Newsletter incluirá também uma seção dedicada ao Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa que, em contrapartida, publicará nossas informações em sua revista Glosas. O Informe ABM continua a existir como um veículo mais ágil para notícias sobre Acadêmicos e eventos.

 

Saudações Acadêmicas,

João Guilherme Ripper
Presidente
Academia Brasileira de Música

Rua da Lapa, 120/12º andar – Lapa
CEP 20021-180 - Rio de Janeiro -RJ

+55 21 2292-5845 | 2221-0277 | 2242-6693

https://www.youtube.com/c/AcademiaBrasileiradeM%C3%BAsicaABM https://www.facebook.com/abmusicabr

Dúvidas? Entre em contato