
A Academia Brasileira de Música obteve com a Biblioteca Municipal de Genebra a digitalização dos manuscritos originais do material orquestral da obra Tédio de Alvorada, de Heitor Villa-Lobos, escrita em 1916, recentemente descobertos pelo pesquisador japonês e regente Daisuke Shibata nos arquivos de Ernest Ansermet, um dos mais destacados maestros suíços do século XX.
No Brasil, os manuscritos que se encontram no acervo do Museu Villa-Lobos estão menos conservados, cujas partes e partituras contêm diversas anotações e rabiscos feitos pelo próprio autor. O poema sinfônico é considerado o embrião do balé Uirapuru, composto por Villa-Lobos em 1934 para o bailarino e coreógrafo ucraniano Serge Lifar. Porém, anos antes, a partitura de Tédio de Alvorada foi entregue pelo próprio autor ao maestro Ansermet – sua folha de rosto, inclusive, possui dedicatória datada – em concerto realizado em Buenos Aires, em 1 de julho de 1925. Como o maestro não apresentou a obra a partir de então, a partitura não apresenta anotações, rabiscos, mantida em perfeito estado.
A Biblioteca de Genebra promoveu de forma cuidadosa e primorosa a devida restauração e digitalização do jogo de manuscritos descobertos por Shibata nos arquivos do maestro Ansermet. A instituição suíça comemorou o êxito em comunicado oficial através do seu site, mencionando, inclusive, os estudos do maestro e compositor Guilherme Bernstein e do acadêmico Manoel Correa do Lago – reunidos no livro “Uirapuru, de Heitor Villa-Lobos: uma partitura de estudo comparativo” – e também as hipóteses levantadas, em 2011, pela acadêmica Maria Alice Volpe sobre o manuscrito brasileiro.
Notícia na homepage da Biblioteca de Genebra
https://blog.bge-geneve.ch/tedio-de-alvorada-un-manuscrit-restaure/?fbclid=IwAR0TdsNzjEg45W-AaHzmehCOGnsm1fQGMKjy21SF6FtpwKYWiAyKUkJHPkI