
Os 80 anos do compositor, maestro e acadêmico Jorge Antunes, completados no dia 23 de abril, têm motivado celebrações diversas. No último dia 29 de julho, o Sesc Belenzinho, em São Paulo, recebeu o concerto com o GEMUNB – Grupo Experimental de Música Nova Brasileira, dirigido pelo maestro. No mesmo dia, também foi lançado o CD Duplo “Jorge Antunes, Cordas Dedilhadas”, reunindo algumas das suas mais importantes e recentes obras para violão, viola caipira, alaúde barroco e harpa, O GEMUNB foi fundado por Jorge Antunes em 1974 em Brasília e vem, desde então, divulgando a música nova. Em 1975 o grupo fez extensa turnê na Europa, e 37 anos depois, em 2012, voltou ao exterior dando concertos em Berlim, Viena, Salzburg e Tel Aviv. A atual formação do grupo conta com Álvaro Henrique no violão, Marcus Antunes no violino, Fernando Henrique Machado no clarinete e sax tenor, e Jorge Antunes na eletrônica.
O acadêmico também apresentará, em agosto, sua ópera de rua “O Exfakeado”, em seis cidades do Distrito Federal. A ópera de rua é um novo gênero criado pelo maestro Antunes, que leva às ruas espetáculos de teatro musical com caráter popular, em que o drama inclui engajamento político com muito humor e sarcasmo. Os temas abordados são sempre atuais, fazendo ironia e deboche com acontecimentos recentes e falcatruas de políticos.
Estreada em 2019 no campus da Universidade de Brasília, a ópera “O Exfakeado” é a terceira ópera de rua de Jorge Antunes. A orquestra é regida pelo maestro Jorge Lisbôa Antunes e o coro é dirigido pelo maestro Alfredo Ericeira. Os cantores solistas são as sopranos Andréia Lira e Gandhia Brandão, os contraltos RaísaCurty e Marina Andrade, os tenores Yonaré Barros, Adélio Rocha e HilanBensusan e os barítonos Hugo Lemos, Juliano Berko e Demétrio Bogéa. Jorge Antunes interpreta o papel do apresentador de televisão William Boina.
As novas apresentações têm o patrocínio do FAC, Fundo de Apoio à Arte e à Cultura, projeto de fomento artístico a fundo perdido do Governo do Distrito Federal.
Calendário das apresentações, sempre às 16h, com entrada franca:
13 de agosto, sábado- CEILÂNDIA (em frente à Feira Central, ao lado da Caixa d’Água)
14 de agosto, domingo- TAGUATINGA (Praça do Relógio, em frente à Administração Regional)
20 de agosto, sábado- PARANOÁ (Praça Central)
21 de agosto, domingo- GAMA (Praça Cine Itapoã)
27 de agosto, sábado – VARJÃO (Praça Central, em frente à Escola Parque)
28 de agosto, domingo- PLANALTINA (Praça Coronel Salviano Monteiro, em frente ao Museu)