Projeto Villa-Lobos Digital


Considerado o maior compositor brasileiro de todos os tempos, Villa-Lobos é, sem dúvida alguma, um dos grandes gênios da música no século XX.

Discutido, mas amplamente respeitado e admirado, suas composições fazem parte do repertório dos grandes artistas e estão presentes nas mais importantes salas de concerto e teatros em todo o mundo. Sua monumental obra orquestral, que abrange poemas sinfônicos, concertos para diversos instrumentos, balés, sinfonias, suítes, óperas, as famosas Bachianas Brasileiras, os Choros, a Floresta do Amazonas e tantas outras, carecia de uma edição revisada e com material de orquestra à altura do que Villa-Lobos representa para a cultura brasileira e mundial. Durante muito tempo a Dra. Marisa Gandelmann (então advogada da ABM - Academia Brasileira de Música) acalentou o sonho, complexo e de difícil realização, de transformar esta carência em realidade.

Os direitos de execução de várias obras de Villa-Lobos pertencem a editoras estrangeiras, especialmente a Max Eschig de Paris. O primeiro e mais difícil passo foi obter destas empresas a devida autorização para a ABM produzir suas próprias edições. O segundo passo foi o convite à Sarau Agência de Cultura Brasileira, empresa conceituada nos meios artísticos, para elaborar um projeto de administração e captação de recursos financeiros necessários à realização daquele ideal.

Surge, assim, o projeto Villa-Lobos Digital, cujo maior objetivo é prover a ABM de partituras e materiais de orquestra, editados em alto nível, para a venda e aluguel.

Quando fomos convidados para fazer a direção artística do Projeto criamos uma comissão formada pelos acadêmicos Lutero Rodrigues, Henrique Morelenbaum, Ricardo Tacuchian e Turibio Santos, sob nossa presidência, para estabelecermos os parâmetros das futuras edições e ter a colaboração destes profissionais assinando a revisão de várias obras.

O trabalho da Sarau deu frutos, os patrocínios chegaram. A Companhia Siderúrgica Nacional, sensibilizada pelo Projeto, se apressou em fornecer os meios necessários à parte inicial, isto é, a edição das primeiras quinze obras. Pouco depois a Consul, reconhecendo a importância de Villa-Lobos e de uma melhor divulgação de sua obra, veio ao nosso encontro para oferecer o patrocínio de mais uma etapa. O trabalho começou. Ainda faltam outras obras importantes para serem editadas. Novos patrocínios são esperados para que juntos possamos honrar e divulgar ainda mais aquele que foi e ainda é o nome maior da música no Brasil.

Roberto Duarte


Ficha Técnica

Coordenação Artística: Roberto Duarte 
Assistente de Coordenação Artística: Nara A. Andrade 
Assessoria Jurídica: Marisa Gandelman
Direção de Produção: Andréa Alves
Coordenação de Produção: Janaína Santos
Assistente de Produção: Ana Caroline Araújo
Programação Visual: Mais Programação Visual

ALVORADA NA FLORESTA TROPICAL
Abertura para orquestra
Roberto Duarte: revisão musicológica e coordenação artística
Astrogilda Pinto: ajustes visuais
Dalva Duarte: cotejamento
Felipe Resende: cotejamento e impressão
Nara Alina de Andrade: digitação e extração de partes

CHOROS Nº 6
Orquestra
Roberto Duarte: revisão musicológica e coordenação artística
Luiz Anunciação: revisão da percussão
Astrogilda Pinto: cotejamento
Dalva Duarte: cotejamento
Felipe Resende: ajustes visuais e impressão
Nara Alina de Andrade: digitação e extração de partes

MOMOPRECOCE
Fantasia para Piano e Orquestra sobre o “Carnaval das Crianças Brasileiras”
Roberto Duarte: revisão musicológica e coordenação artística
Luiz Anunciação: revisão da percussão
Dalva Duarte: cotejamento
Felipe Resende: ajustes visuais e impressão
Nara Alina de Andrade: digitação e extração de partes
Orminda Azevedo: cotejamento

DANÇA FRENÉTICA
Orquestra
Roberto Duarte: revisão musicológica e coordenação artística 
Luiz Anunciação: revisão da percussão
Astrogilda Pinto: cotejamento e ajustes visuais
Felipe Resende: impressão
Nara Alina de Andrade: digitação e extração de partes
Orminda Azevedo: cotejamento

DANÇA DOS MOSQUITOS
Orquestra
Roberto Duarte: revisão musicológica e coordenação artística
Luiz Anunciação: revisão da percussão
Dalva Duarte: cotejamento
Felipe Resende: ajustes visuais e impressão
Nara Alina de Andrade: digitação e extração de partes
Orminda Azevedo: cotejamento

INTRODUÇÃO AOS CHOROS
Abertura para violão e orquestra
Roberto Duarte: revisão musicológica e coordenação artística
Turibio Santos: revisão da parte de violão
Astrogilda Pinto: ajustes visuais
Felipe Resende: cotejamento e impressão
Nara Alina de Andrade: digitação e extração de partes
Therezinha Pinto: cotejamento

CONCERTO PARA VIOLÃO E PEQUENA ORQUESTRA
Roberto Duarte: revisão musicológica e coordenação artística
Turibio Santos: revisão da parte de violão
Felipe Resende: cotejamento e impressão
Nara Alina de Andrade: digitação e extração de partes e ajustes visuais
Orminda Azevedo: cotejamento

MANDÚ-ÇARÁRÁ
Poema sinfônico ou bailado
Roberto Duarte: revisão musicológica e coordenação artística
Dalva Duarte: cotejamento
Felipe Resende: impressão
José Staneck: digitação e extração de partes
Nara Alina de Andrade: ajustes visuais
Orminda Azevedo: cotejamento

MADONA
Poema sinfônico
Roberto Duarte: revisão musicológica e coordenação artística
Astrogilda Pinto: ajustes visuais
Felipe Resende: cotejamento e impressão
Nara Alina de Andrade: digitação e extração de partes
Therezinha Pinto: cotejamento

O NAUFRÁGIO DE KLEÔNICOS
Poema sinfônico ou balé
Episódio de Leo Teixeira Leite Filho
Roberto Duarte: revisão musicológica e coordenação artística
Felipe Resende: impressão
José Staneck: digitação e extração de partes
Nara Alina de Andrade: cotejamento e ajustes visuais
Orminda Azevedo: cotejamento

BACHIANAS BRASILEIRAS Nº 9
Para orquestra de vozes ou de cordas
Roberto Duarte: revisão musicológica e coordenação artística
Astrogilda Pinto: ajustes visuais
Dalva Duarte: cotejamento
Felipe Resende: cotejamento e impressão
Nara Alina de Andrade: digitação e extração de partes

SINFONIA Nº 6
Roberto Duarte: revisão musicológica e coordenação artística
Astrogilda Pinto: cotejamento
Dalva Duarte: cotejamento
Felipe Resende: impressão e ajustes visuais
José Staneck: digitação
Nara Alina de Andrade: digitação e extração de partes
Orminda Azevedo: cotejamento

FANTASIA PARA VIOLONCELO E ORQUESTRA
Roberto Duarte: revisão musicológica e coordenação artística
Hugo Pilger: revisão da parte de violoncelo
Astrogilda Pinto: cotejamento
Dalva Duarte: cotejamento
Felipe Resende: ajustes visuais e impressão
Nara Alina de Andrade: digitação e extração de partes

GÊNESIS
Balé
Argumento de Janet Collins
H. Morelenbaum: revisão musicológica
Roberto Duarte: coordenação artística
Leandro Pereira: digitação, extração de partes e impressão
Nara Alina de Andrade: ajustes visuais
Orminda Azevedo: cotejamento

CHOROS Nº 10
Para coro misto e orquestra
Henrique Morelenbaum: revisão musicológica
Roberto Duarte: coordenação artística
Dalva Duarte: cotejamento
Leandro Pereira: digitação, extração de partes e impressão
Nara Alina de Andrade: ajustes visuais

CHOROS Nº 7
(Settimino)
Flauta, oboé, clarinete, sax alto, fagote, violino, violoncelo e tam-tam
Ricardo Tacuchian: revisão musicológica
Roberto Duarte: coordenação artística
Astrogilda Pinto: cotejamento
Nara Alina de Andrade: ajustes visuais
Pauxy Gentil-Nunes: digitação, extração de partes e impressão

CONCERTO PARA HARPA E ORQUESTRA
Ricardo Tacuchian: revisão musicológica
Roberto Duarte: coordenação artística
Nara Alina de Andrade: ajustes visuais
Orminda Azevedo: cotejamento
Pauxy Gentil-Nunes: digitação e extração de partes e impressão

MAGNIFICAT – ALLELUIA
Contralto ou contraltino solo, coro misto, órgão e orquestra
Lutero Rodrigues: revisão musicológica
Roberto Duarte: coordenação artística
Astrogilda Pinto: cotejamento
Cristina Rodrigues: digitação e extração de partes e impressão
Nara Alina de Andrade: ajustes visuais

DANÇAS AFRICANAS
Orquestra
Lutero Rodrigues: revisão musicológica
Roberto Duarte: coordenação artística
Felipe Resende: cotejamento
Cristina Rodrigues: digitação e extração de partes e impressão
Nara Alina de Andrade: ajustes visuais

RUDEPOEMA
Roberto Duarte: revisão musicológica e coordenação artística
Isidoro Kutno: cotejamento
José Staneck: digitação, extração de partes e impressão
Nara Alina de Andrade: cotejamento e ajustes visuais

AMAZONAS
Poema sinfônico ou bailado indígena brasileiro
Sobre um conto indígena de Raul Villa-Lobos
Roberto Duarte: revisão musicológica e coordenação artística
Isidoro Kutno: cotejamento
José Staneck: digitação, extração de partes e impressão
Nara Alina de Andrade: cotejamento e ajustes visuais

 
patrocínio realização  

ministério da cultura

Rua da Lapa, 120/12º andar - Lapa - 20021-180 - Rio de Janeiro - RJ / Brasil
Telefones (55) (21) 2292-5845 / 2221-0277 / 2242-6693
Copyright 2015 - Academia Brasileira de Música - www.abmusica.com.br - Todos os Direitos Reservados