Divulgação de resultado do I Concurso Itamaraty de Composição Musical
A Comissão Organizadora do I Concurso Itamaraty de Composição Musical, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores em parceria com a Academia Brasileira de Música e a Fundação Nacional de Artes, tem o prazer de divulgar os vencedores do referido concurso.  A Comissão Julgadora, formada pelos acadêmicos Edmundo Villani-Côrtes, Ernani Aguiar, João Guilherme Ripper, Ricardo Tacuchian e Ronaldo Miranda, indicou como vencedores  Renato Dall Ago, na categoria dobrado, com a obra intitulada “A Travessia do Rio da Prata” e Helder Alves de Oliveira, na categoria fanfarra, com a obra intitulada “Apophrades”.

Natural de Porto Alegre/RS, Renato Dall Ago começou seus estudos musicais aos 10 anos na Banda Marcial do Colégio São João, na qual desde 2012 é regente. Estudou solfejo e trompete com Manoel Luis Mota Dias, Maestro Mota. Desde 2005 participa como trompetista de grupos de vários gêneros. Atualmente é integrante da Banda Calote e Di Ligt & Banda. Atua como arranjador de diversas orquestras e bandas do Rio Grande Sul como a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, Orquestra Municipal de Carlos Barbosa, Banda Municipal de Porto Alegre, Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul, Orquestra de Violões de Gramado, Orquestra Filarmônica da PUCRS e Orquestra Municipal de Garibaldi. Em 2014 formou-se no curso de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, bacharelado em composição.

Helder Alves de Oliveira, licenciado em música e técnico em piano pela UFRN, foi professor substituto de Análise e Percepção Musical da mesma instituição. É mestre em composição pela UFPB, sob orientação de Liduino Pitombeira, e estudou composição com Danilo Guanais (UFRN) e Manoel Nascimento (Conservatório Pernambucano). Atualmente cursa doutorado em Poéticas da Criação Musical na UFRJ, sob orientação de Liduino Pitombeira. É autor de vários artigos apresentados em congressos nacionais.
Teve diversas obras premiadas, como “Devaneio”, no Concurso Funarte de Música Clássica 2012; “Dimensões”, 3º lugar no Concurso Nacional de Composição Camargo Guarnieri em 2013; Gênesis”, 2º lugar no Concurso Nacional de Composição Guerra-Peixe: 100 anos, em 2014; “Kesem”, 1º lugar no 3º Concurso Nacional de Composição EM/UFRJ, centenário Guerra-Peixe, em 2014. Foi bolsista do Seminário em Música Contemporânea – UFBA, 2014. Recebeu o 5º lugar no Concurso Nacional de Composição Opus 2015 com a obra “Nomos” e foi vencedor do I Concurso de Composição Opus I, 2015, da Orquestra Filarmônica de Goiás, com a obra “Frustrum”. Em 2016, foi semifinalista no Seattle Metropolitan Chamber Orchestra’s Internatinal Composition Competition, e recebeu o Prêmio Funarte de Composição Clássica com a obra “Resiliens”. 
Rua da Lapa, 120/12º andar - Lapa - 20021-180 - Rio de Janeiro - RJ / Brasil
Telefones (55) (21) 2292-5845 / 2221-0277 / 2242-6693
Copyright 2015 - Academia Brasileira de Música - www.abmusica.com.br - Todos os Direitos Reservados