​Maria Sylvia Teixeira Pinto Cadeira n° 39
Fundador ​Rodolfo Josetti
     
Soprano e folclorista, Maria Sylvia Teixeira Pinto nasceu na cidade de Sapucaia/RJ, em 1913. Estudou no Instituto Nacional de Música da Universidade do Brasil, onde foi aluna de piano de Henrique Oswald, Luciano Gallet e J. Otaviano. Ganhou, por unanimidade, o concurso de Medalha de Ouro. Seguiu para a França, onde estudou com Isidor Philipp e Alfred Cortot em Paris. Ao regressar ao Brasil notabilizou-se como pianista acompanhadora e camerista. Estudou posteriormente canto com Murillo de Carvalho e na Escola Nacional de Música, onde realizou também estudos sobre folclore. Como cantora dedicou-se ao repertório de câmara. Estreou como cantora em recital de canções francesas na Rádio Mayrink Veiga. Muitos compositores brasileiros a ela dedicaram canções de câmara, como Villa-Lobos, Francisco Mignone, Camargo Guarnieri e Ernani Braga e Helza Camêu. Cantou em estreia mundial e gravou para programas na Rádio MEC algumas das canções a ela dedicadas, acompanhada pelos autores.
Realizou recitais por todo o Brasil em cidades como Recife, Brasília, Goiânia, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba, Petrópolis, Ponta Grossa, Campos, Itajubá, Niterói, Nova Friburgo e Londrina. No exterior, apresentou-se com repertório de música brasileira e internacional em Lisboa, Paris, Montevidéu e Buenos Aires.

Maria Sylvia Pinto foi professora do Conservatório Nacional de Canto Orfeônico, lecionando canto, técnica vocal e folclore. Prosseguiu sua carreira docente no Instituto Villa-Lobos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNI-RIO e também no Conservatório de Música de Niterói. Ministrou cursos de folclore e música brasileira no Museu do Folclore do Rio de Janeiro, no Centro de Estudos Brasileiros de Buenos Aires, Argentina, e na Escola de Música Santa Cecília de Niterói.

É autora do livro A Canção brasileira: da modinha à canção de câmara, editado em 1985.

Faleceu em 11 de agosto de 1999.
Rua da Lapa, 120/12º andar - Lapa - 20021-180 - Rio de Janeiro - RJ / Brasil
Telefones (55) (21) 2292-5845 / 2221-0277 / 2242-6693
Copyright 2015 - Academia Brasileira de Música - www.abmusica.com.br - Todos os Direitos Reservados