​José Amat Cadeira n° 13
Patrono ​José Amat
Fundador ​Paulo Silva
     ​Andrade Muricy
Acadêmico atual

O espanhol José Zapata y Amat é figura cuja biografia é praticamente desconhecida. Desempenhou papel importante no Rio de Janeiro em meados do século XIX, mas desapareceu sem deixar vestígios. Conhecido em nosso país como Don José Amat, nasceu na Espanha, em local e data desconhecidos. Teria vindo para o Rio de Janeiro, em 1848, fugindo de perseguições políticas decorrentes de seu envolvimento com o movimento carlista na luta pelo trono espanhol. Tinha boa formação musical e aqui ensinou canto e composição. Escreveu canções sobre versos de vários poetas brasileiros, inclusive Gonçalves Dias (Minha terra tem palmeiras e A Canção do exílio), além dos álbuns Melodies brésiliennes (1851) e Les nuits brésiliennes (1862).

Em 1856 casou-se com uma de suas alunas de canto, Maria Luisa Amat, soprano com expressiva atuação na vida musical do Rio de Janeiro à época.

Em março de 1857 foi criada no Rio de Janeiro a Imperial Academia de Música e Ópera Nacional e José Amat assumiu a função de gerente e administrador. Um dos objetivos da instituição era encenar óperas cantadas em português, mas a companhia só durou três anos. Mas foi tempo suficiente para revelar as primeiras óperas daquele que viria a ser o mais importante compositor brasileiro do século XIX, Carlos Gomes. Logo após, foi criada a Ópera Lírica Nacional, que também se dissolveu dois anos depois, em 1862. D. José era seu diretor e também encenou óperas estrangeiras. Em 1865 participou da Arcádia Fluminense e com o escritor Machado de Assis escreveu a Cantata da Arcádia. Após 1865 não são encontradas mais referências dele no Rio de Janeiro.

Especula-se que tenha ido à Europa buscar meios de reforçar seus empreendimentos artísticos, mas não se ouviu falar mais nele. D. José Amat foi autor de peças para piano solo e canções e era personalidade muito estimada na capital do Império, embora tenha vivido menos de sete anos no Brasil.
 
Rua da Lapa, 120/12º andar - Lapa - 20021-180 - Rio de Janeiro - RJ / Brasil
Telefones (55) (21) 2292-5845 / 2221-0277 / 2242-6693
Copyright 2015 - Academia Brasileira de Música - www.abmusica.com.br - Todos os Direitos Reservados