​Jamary Oliveira Cadeira n° 35
Fundador ​Eurico Nogueira França
     
Acadêmico atual
Compositor e professor, nasceu em Saúde, na Bahia, em 21 de março de 1944. Iniciou os estudos de música com a flauta, a viola e a tuba. Estudou na Universidade Federal da Bahia graduando-se em Estruturação Musical (1966) e Composição (1969), ambas na classe de Ernst Widmer. Participou de cursos de extensão com Edgar Willems, Edino Krieger, Ingmar Gruemauer e Peter Maxwell Davies. Professor aposentado da Universidade Federal da Bahia é mestre em composição e teoria da música pela Universidade Brandeis, doutor em composição pela Universidade do Texas, em Austin, membro da Associação Brasileira de Educação Musical/ABEM, da International Society for Music Education/ISME, membro fundador do Grupo de Compositores da Bahia, da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea/SBMC, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música/ANPPOM e do Centro de Produção, Documentação e Estudos de Música/SONARE.

Na Universidade Federal da Bahia, além de professor de composição e teoria da música, atuou na administração acadêmica, tendo exercido cargos de chefia na Escola de Música e na administração central da universidade.

Como compositor tem suas obras editadas, executadas e gravadas no Brasil e no exterior. O seu nome está incluído no The New Grove Dictionary of Music and Musicians, no Dizionario Enciclopedico Universale Della Musica e dei Musicisti, no Rieman Musik Lexikon, no Diccionario de la Musica y los Músicos, no Die Musik in Geschichte und Gegenwart e em fontes de referência a respeito da música do Brasil e da América Latina.

Atuou como pesquisador senior pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq, e como assessor junto a diversas universidades e órgãos de fomento à pesquisa tais como o CNPq a Fundação CAPES, a Fundação de Apoio à Pesquisa de São Paulo/FAPESP, e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Sul/FAPERGS.  Atualmente exerce a presidência do SONARE além de atuar no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Bahia, onde leciona disciplinas relacionadas à composição, teoria da música e informática aplicada à música. Em suas pesquisas tem se dedicado principalmente ao uso da informática aplicada à teoria da música e à composição.

Em 1994 foi lançado, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o livro A música de Jamary Oliveira: estudos analíticos, uma coletânea de textos onde diferentes autores abordam a obra do compositor. Em 2011 teve várias de suas peças para piano gravadas em CD pela pianista Cristina Capparelli Gerling.
 
 
Rua da Lapa, 120/12º andar - Lapa - 20021-180 - Rio de Janeiro - RJ / Brasil
Telefones (55) (21) 2292-5845 / 2221-0277 / 2242-6693
Copyright 2015 - Academia Brasileira de Música - www.abmusica.com.br - Todos os Direitos Reservados