​Barrozo Netto Cadeira n° 36
Fundador ​Vieira Brandão
     
Acadêmico atual


Joaquim Antonio Barrozo Netto nasceu no Rio de Janeiro, em 30 de janeiro de 1881. Iniciou os estudos de piano como aluno do professor Frederico Malho. Ingressou no Instituto Nacional de Música, onde estudou matérias teóricas com Arnaud Gouvêa, piano com Alfredo Bevilacqua, harmonia com Frederico Nascimento e composição com Alberto Nepomuceno. Formou com Humberto Milano e Alfredo Gomes um Trio que marcou época no Rio de Janeiro. Realizou concertos em Bruxelas, Paris, Roma e Turim. Foi diretor artístico da Sociedade de Cultura Musical do Rio de Janeiro.

Ingressou como catedrático do Instituto Nacional de Música em 1906. Foi grande incentivador do canto coral, estimulado pelo movimento do Canto Orfeônico, sob a liderança de Villa-Lobos, nas escolas da Prefeitura do Rio de Janeiro, em 1932. Naquela ocasião tiveram lugar os memoráveis concertos do Coral Barrozo Netto e do Coral Jovem Carlos Gomes, no Salão Leopoldo Miguéz e a apresentação, em um desses concertos, da Suíte Vozes da Floresta, de sua autoria, para coro, solistas e orquestra.
Revisou e editou obras pianísticas para editoras brasileiras, até hoje utilizadas, como os estudos de M. Clementi, J. B. Cramer e C. Czerny.

Como compositor deixou extensa produção de peças para piano. Destacam-se as Variações sobre um tema original, Minha Terra, Movimento Perpétuo, Corrupio, Valsa Lenta, Serenata Diabólica, Galhofeira, Rapsódia guerreira, Feux Follets, Danse des fantoches e Romance sem palavras. No terreno das canções produziu Cantiga, A um coração, Olhos Tristes, Canção da Felicidade, Dorme, Regresso ao Lar, Adeus e Balada, entre outras. As obras de maior envergadura são o Concerto para piano e a ópera A Rainha da noite e a mencionada Suíte Vozes da Floresta.

Faleceu no Rio de Janeiro, 01 de setembro de 1941.
 
Rua da Lapa, 120/12º andar - Lapa - 20021-180 - Rio de Janeiro - RJ / Brasil
Telefones (55) (21) 2292-5845 / 2221-0277 / 2242-6693
Copyright 2015 - Academia Brasileira de Música - www.abmusica.com.br - Todos os Direitos Reservados