Kilza Setti Cadeira n° 9
Fundador Paulino Chaves
     
1° Sucessor 2° Sucessor Acadêmico atual
Nasceu em São Paulo, em 1932. É compositora, pesquisadora e etnomusicóloga. Iniciou os estudos de música ao piano com a professora Leonilda Morganti. Aos oito anos passou a receber orientação do pianista e compositor Fructuoso Vianna e prosseguiu os estudos com Nair de Lima Tabet e Antonio Munhoz. Formou-se no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Ganhou bolsa de estudos da Comissão de Comemorações do IV Centenário da Cidade de São Paulo para o curso de composição com Camargo Guarnieri, com quem estudou até 1961. Em 1966 foi bolsista do Instituto Torcuato Di Tella no Centro Latino-americano de Altos Estudos Musicais, para estudos de composição. Em 1970 obteve uma bolsa de estudos para estágio da Fundação Calouste Gulbenkian com a qual, em Lisboa, Portugal, trabalhou sob orientação do etnólogo Michel Giacometti e do compositor Fernando Lopes Graça.

Em 1985 recebeu o tí­tulo de doutora em antropologia social pela Universidade de São Paulo, com tese sobre música dos pescadores do litoral norte do estado de São Paulo. Desde então, ensina como professora convidada em diversas universidades e outras instituições de ensino brasileiras. Foi professora visitante da Universidade Federal da Bahia.

Fundou a Associação Brasileira de Folclore onde organizou conferências e cursos. É membro da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea e membro fundador da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música e da Associação Brasileira de Etnomusicologia.

Participou do projeto The Universe of Music: a History, da Unesco. É Assessora Científica da FAPESP e integra o Conselho Editorial da revista African Music (Rhodes University, África do Sul). Publicou vários artigos em diferentes periódicos no Brasil e exterior, com ênfase no estudo da música indígena e especial interesse pelo sistema musical dos índios Guarani-Mbyá de São Paulo e música ritual dos índios Timbira, do Maranhão e Tocantins.
É consultora do Centro de Trabalho Indigenista (CTI) com apoio do MEC/FUNAI.

Seu catálogo de obras é constituído por cerca de 70 peças que incluem conjuntos instrumentais de câmara, coral, percussão e orquestra. Dez foram premiadas em concursos nacionais de composição (prêmios Ricordi, MEC e Funarte).

Sua obra musical foi abordada em tese de doutorado na Universidade de Boston, EUA, pela violoncelista Darylin Manring, em 1999, e foi tema de dissertação de mestrado na UNICAMP (SP), pela pianista Nancy Bueno, também em 1999.

Foi compositora convidada do Apollon Stiftung de Bremen, que apresentou composições de sua autoria a partir de textos de Carlos Drummond de Andrade, em teatros de Bayreuth, Viena, Berlin e Londres.
Rua da Lapa, 120/12º andar - Lapa - 20021-180 - Rio de Janeiro - RJ / Brasil
Telefones (55) (21) 2292-5845 / 2221-0277 / 2242-6693
Copyright 2015 - Academia Brasileira de Música - www.abmusica.com.br - Todos os Direitos Reservados