José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita Cadeira n° 4
Fundador Oneyda Alvarenga
     
Acadêmico atual


Não há documentação de data, local de nascimento, nem origem de José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita. As informações hoje conhecidas sobre o principal compositor mineiro do século XVIII foram reveladas pelo musicólogo Francisco Curt Lange a partir da década de 1940. Sua atividade profissional registrada tem início na cidade do Serro, onde consta, em 1765, um registro de pagamento nos livros do Senado da Câmara. Por volta de 1776 transferiu-se para Diamantina, antigo Arraial do Tejuco, onde teria composto a Missa para Quarta-Feira de Cinzas, em 1778. Por mais de vinte anos atuou como organista e compositor em diversas irmandades.

Em 1798 o encontramos na cidade de Vila Rica (atual Ouro Preto), como organista da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo. Há registros de sua participação como regente no Tríduo da Semana Santa na Matriz de Nossa Senhora do Pilar.

Na última fase de sua vida, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde há registros de sua atuação como organista da Ordem Terceira do Carmo a partir de 1801. 

É por muitos considerado o mais eminente dos compositores da chamada "Escola Mineira". Cópias manuscritas de suas obras foram conservadas em quase todos os arquivos musicais de Minas Gerais e mesmo de outros estados, o que revela sua importância como compositor e a circulação de suas obras no Brasil. Todas as obras conhecidas de Lobo de Mesquita são essencialmente vocais (solos ou coro), religiosas e em grande parte com acompanhamento orquestral. Destacam-se Missa em mi bemolMissa em fáCredoTe Deum, Ofício de Semana Santa, Ofício de defuntos (Ofício das violetas) e Tercio, além de antífonas, ladainhas, motetos e outras formas musicais religiosas. Sua obra mais conhecida e executada é a Antífona de Nossa Senhora Salve Regina, uma das primeiras partituras encontradas por Curt Lange por ocasião de suas pesquisas em arquivos mineiros na década de 1940.

Faleceu em 1805.
 
Rua da Lapa, 120/12º andar - Lapa - 20021-180 - Rio de Janeiro - RJ / Brasil
Telefones (55) (21) 2292-5845 / 2221-0277 / 2242-6693
Copyright 2015 - Academia Brasileira de Música - www.abmusica.com.br - Todos os Direitos Reservados