Francisco Manoel da Silva Cadeira n° 7
Fundador Martin Braunwieser
     
1° Sucessor Acadêmico atual

Compositor, regente e professor, Francisco Manoel da Silva nasceu no Rio de Janeiro, em 1795, e faleceu na mesma cidade, em 1865. Teve grande destaque na vida musical brasileira na primeira metade do século XIX. Seus mestres foram o Pe. José Maurício Nunes Garcia e Sigismund Neukomm. Foi cantor da Capela Real a partir de 1809, passando depois a timpanista e violoncelista da mesma instituição. Foi um dos fundadores da Imperial Academia de Música e Ópera Nacional, instituição voltada para o fomento da atividade operística no Rio de Janeiro e que estimulou a criação das primeiras óperas de Carlos Gomes, Henrique Alves de Mesquita e Elias Álvares Lobo. Já a Sociedade Musical de Beneficência tinha por objetivo o amparo dos músicos profissionais e de suas famílias. Por proposta da Sociedade foi fundado o Conservatório Imperial de Música, o primeiro do gênero na América do Sul, e que teve Francisco Manoel como seu primeiro diretor.

Como mestre da Capela Imperial foi responsável pela reorganização dos conjuntos musicais. Foi o principal regente da orquestra da Sociedade Fluminense e diretor artístico das companhias de ópera dos teatros São Januário, Provisório e Lírico Fluminense. Integrou o corpo de censores do Conservatório Dramático Brasileiro.

Escreveu diversos livros didáticos como o Compêndio de Música Prática (1832), o Compêndio de Música para uso dos alunos do Colégio Pedro II (1838), o Compêndio de Princípios Elementares de Música (1848) e o Método de Solfejo (1848). Por suas realizações recebeu em duas ocasiões a Ordem da Rosa, a primeira em 1846 no grau de Cavaleiro e a segunda em 1857 no grau de Oficial.

Deixou boa quantidade de obras, espalhadas em arquivos cariocas, mineiros e paulistas, abrangendo música sacra, modinhas e lundus. A realização artística que o consagrou e colocou seu nome na história, no entanto, foi a composição do Hino ao Sete de Abril, escrito para comemorar a Abdicação de D. Pedro I e que se tornou o Hino Nacional Brasileiro.
Rua da Lapa, 120/12º andar - Lapa - 20021-180 - Rio de Janeiro - RJ / Brasil
Telefones (55) (21) 2292-5845 / 2221-0277 / 2242-6693
Copyright 2015 - Academia Brasileira de Música - www.abmusica.com.br - Todos os Direitos Reservados