Arnaldo Senise Cadeira n° 8
Patrono Pedro I
Fundador Luís Cosme
     José Siqueira
1° Sucessor 2° Sucessor Acadêmico atual


Nasceu em Jaú, São Paulo, em 1945 e faleceu na cidade de São Paulo, em 24 de janeiro de 2007. Iniciou os estudos musicais no acordeão aos 5 anos de idade com a professora Evanisa Giovanardi. Diplomou-se pelo Conservatório de Música de Jaú e continuou seus estudos de piano, estética e análise musical com Sophia Mello Oliveira, discípula de Luigi Chiaffarelli. Graduou-se, também, na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas.

Dedicou sua vida a divulgar e reinterpretar aspectos técnicos e estéticos da música, e ao mesmo tempo atuou como jornalista, pedagogo e pesquisador. Sua atividade musicológica se manifestou nos textos de grande discernimento crítico, em programas de concerto e encartes de CDs como os da série “Grandes Pianistas Brasileiros”. Especializou-se na obra dos compositores Luiz e Alexandre Levy. Sua maior contribuição para a música brasileira foi a edição da Sinfonia em mi menor, de Alexandre Levy.

Foi professor de história da música e estética musical da Universidade Livre de Música Tom Jobim, de São Paulo. Participou de júris de concursos musicais e foi sócio benemérito da Sociedade Brasileira de Musicologia, da qual foi diretor de 1982 a 1985. Integrou a diretoria da Academia Brasileira de Música, foi conselheiro da Comissão Municipal de Cultura de São Paulo e autor de cerca de 100 publicações, entre ensaios, estudos e trabalhos científicos.
Rua da Lapa, 120/12º andar - Lapa - 20021-180 - Rio de Janeiro - RJ / Brasil
Telefones (55) (21) 2292-5845 / 2221-0277 / 2242-6693
Copyright 2015 - Academia Brasileira de Música - www.abmusica.com.br - Todos os Direitos Reservados