Alice Ribeiro Cadeira n° 8
Patrono Pedro I
Fundador Luís Cosme
     José Siqueira
1° Sucessor 2° Sucessor Acadêmico atual


Alice Ribeiro nasceu no Rio de Janeiro em 22 de Janeiro de 1917. Começou o estudo do canto com Stella Guerra Duval e prosseguiu com Murillo de Carvalho. Seus estudos de teoria musical e de piano se realizaram com José Siqueira. Já durante sua longa permanência na Europa frequentou o curso de alta interpretação da música francesa e alemã, com Pierre Bernac; a classe de mise-en-scène, com Paul Cabanel, no Conservatório de Paris. Estudou repertório de música espanhola com Salvador Bacarisse.

Venceu Concurso Nacional de Canto Carlos Gomes em 1936, realizando, desde então, inúmeras turnês nacionais e internacionais, particularmente nos Estados Unidos, França e nos países do leste europeu, notadamente na União Soviética. No Brasil, atuou como solista das Orquestras Sinfônicas do Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Distrito Federal, sob a regência de Eugen Szenkar, Erich Kleiber, Hacha Horeinstein, Edoardo de Guarnieri, José Siqueira e outros.

Em 1960 recebeu o prêmio de “Melhor Cantora do Ano” da Associação Brasileira de Críticos Teatrais.

Sua voz foi registrada em diversas gravações, especialmente do repertório brasileiro. Entre elas podemos destacar os dois volumes de "A voz de Alice Ribeiro na Canção do Brasil", pelo selo Corcovado, com obras de Waldemar Henrique, Lorenzo Fernandez, Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Heckel Tavares e Ernani Braga, entre outros. De José Siqueira, seu marido, gravou o oratório Candomblé, com a Orquestra Estatal da União Soviética, e a cantata Xangô, com a Orquestra Sinfônica de Paris. Sob a regência de José Siqueira gravou ainda a Bachianas Brasileiras no5, de Villa-Lobos. Com o pianista Murillo Santos gravou o LP "Oito Canções Populares Brasileiras", com obras de José Siqueira e Heckel Tavares.

Faleceu em janeiro de 1988.
Rua da Lapa, 120/12º andar - Lapa - 20021-180 - Rio de Janeiro - RJ / Brasil
Telefones (55) (21) 2292-5845 / 2221-0277 / 2242-6693
Copyright 2015 - Academia Brasileira de Música - www.abmusica.com.br - Todos os Direitos Reservados